News

Call for papers: Reinventar o discurso e o palco: O RAP, entre saberes locais e olhares globais

No contexto dos movimentos sociais em Moçambique, tem sido notório nos últimos tempos, o surgimento de vozes no seio da juventude, que baseando-se no princípio de representatividade, tem questionado incansavelmente aos representantes e agentes do Estado, sobre os processos políticos e de governação. Nesta senda, estes movimentos vem promovendo espaços para afirmação de uma cidadania ativa, socorrendo-se de múltiplas iniciativas para expressar-se, dentre os quais o RAP de protesto. Porém estas iniciativas, não são em si, exclusivas do contexto moçambicano, se tomarmos em conta que o RAP de protesto, desde o seu surgimento nos Estados Unidos, ou na forma como se tem feito sentir na atualidade, em países como Brasil, Portugal, Angola, África do Sul, Tanzânia e Camarões por exemplo, seus praticantes, buscam de alguma forma, potenciar um discurso poético eloquente de diferenciação, revindicação ou de transformação da realidade social, política, económica e cultural com a qual, não mais se identificam. Neste sentido, o objetivo desse dossier temático é o de pensar-se, como é que através do RAP de protesto, se tem reinventado o discurso e o palco, como lugares de promoção da democracia, compreensão das dinâmicas de poder e formas alternativas não institucionalizadas, de dialogar com os agentes e representantes do Estado em contextos de crise, numa perspetiva glocal.

Especificamente pretende-se com este dossier, olhar para o RAP de protesto e as performances de luta existentes em espaços públicos e privados, o RAP de protesto e o ciberativismo, os processos de resistência e cooptação dos agrupamentos musicais pelos partidos políticos, a censura e repreensão social dos agrupamentos musicais, a relação entre antepassados políticos e processos de governação, a ré-significação do discurso e o palco pelas mulheres no RAP de protesto, nacionalismo e globalização, a relação entre o RAP de protesto e pedagogia, experiências coletivas e re-significação dos espaços periféricos e urbanos. Apesar deste dossier temático, centra-se exclusivamente no RAP de protesto, aceitamos contribuições de autores, que buscam explorar outros estilos musicais que de algum modo, cruzam olhares com o RAP e processos políticos e de governação.

Envio de propostas: Especificidades

As contribuições de propostas para aprovação devem incluir:

  • Titulo
  • Nome do autor e filiação institucional
  • Um resumo com o máximo de 250 palavras

As contribuições da versão final, não podem exceder 8000 mil palavras (Excluindo as notas e referências bibliográficas). Embora privilegiemos a publicação em português, aceita-se propostas de artigos em inglês. As contribuições serão objeto de apreciação, no âmbito do processo de arbitragem científica por pares.

Envio de propostas:datas & endereço :

28 de Fevereiro 2018 – Data limite de submissão de propostas de contribuição.

25 de Abril de 2018 – Notificação das propostas de contribuição, aprovadas para publicação.

30 de Junho de 2018  – Submissão da versão final das contribuições aprovadas.

As contribuições devem ser submetidas, online por correio eletrónico reinventar@bloco4foundation.org com indicação explícita do tema “reinventar o discurso e o palco: O RAP, entre saberes locais e olhares marginais”como assunto da mensagem.

Organizadores:

Tirso Hilário Sitoe (Investigador e diretor executivo da Bloco 4 Foundation).

0