Juventude, arte e mudanças ambientais em Moçambique


Moçambique enfrenta problemas ambientais urgentes. O país tem assistido um crescimento exponencial da indústria extrativa com tremendos impactos ambientais e sociais, acompanhados de eventos climáticos extremos devido as mudanças climáticas, como extensas secas e furacões devastadores. Embora exista uma lei ambiental e vários órgãos governamentais responsáveis por lidar com questões ambientais, os processos de aplicação da lei e de proteção ambiental são erráticos. Ao mesmo tempo, o país possui uma larga escala de jovens que se encontram a busca de melhores oportunidades educacionais e profissionais.

Neste contexto, vários movimentos e organizações da sociedade civil, têm manifestado a importância da participação de jovens na busca de visões alternativas para um futuro mais ambientalmente sustentável em Moçambique e em África no geral. Em particular, nos principais centros urbanos, notavelmente na capital de Moçambique, Maputo, o activismo ambiental tem combinado um processo de crítica ao estado através da educação ambiental centrada em iniciativas artísticas. As iniciativas particularmente relevantes incluem: (1) a iniciativa “barras para o ambiente” uma plataforma que possibilita aos estudantes universitários dar voz as suas preocupações e aumentar a consciência através de narrativas de rap e (2) coletivos de artistas plásticos, que transformaram o lixo em objetos de arte em Maputo e nas áreas periféricas circundantes.

Este projeto propõe investigar e documentar como os jovens (artistas masculinos e femininos) se desenvolvem como artistas e como a arte contribui para melhorar a educação ambiental, aumentar a consciência sobre a mudança climática e por fim, influenciar o processo de fortalecimento de políticas públicas para lidar com as mudanças climáticas em Moçambique.

Tirso Sitoe

Bloco 4 Foundation – Research in activism, citizenship and public policies. E-mail


Nikkie Wiegink

Cultural Anthropology, Faculty of Social Science, UU E-mail


Kei Otsuki

Human Geography and Spatial Planning (Faculty of Geosciences, UU) E-mail


Francisco Mbendzane

Bloco 4 Foundation – Research in activism, citizenship and public policies


António Bai

Bloco 4 Foundation – Research in activism, citizenship and public policies


English EN Portuguese PT