Maria Paula Meneses é a nova integrante da comissão de honra da Bloco 4 Foundation

Maria Paula Meneses é desde maio, membro da comissão de honra da Bloco 4 Foundation. Meneses é investigadora coordenadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Doutorada em antropologia pela Universidade de Rutgers (EUA) e Mestre em História pela Universidade de S. Petersburgo (Rússia), foi, até 2003, professora da Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique).

Actualmente lecciona em vários programas de doutoramento do CES; tem sido professora convidada no Brasil, Espanha, Reino Unido, Alemanha, etc.

De entre os temas de investigação sobre os quais se debruça destacam-se os debates pós-coloniais em contexto africano, o pluralismo jurídico – com especial ênfase para as relações entre o Estado e as ‘autoridades tradicionais’ no contexto africano, e o papel da história oficial, da(s) memória(s) e de ´outras´ narrativas de pertença nos processos identitários contemporâneos.

Tem participado em inúmeros projectos de investigação, coordenando actualmente uma pesquisa sobre as
relações afectivas durante a guerra nacionalista em Moçambique. Organizou e publicou vários livros e artigos, destacando-se “As Guerras de Libertação e os “Sonhos Coloniais” (com Bruno Sena Martins, Almedina, 2013), as ‘Epistemologias do Sul’
(com Boaventura de Sousa Santos, Almedina, 2009, 2011; Cortez, 2010 e Alkal, 2014), ‘O Direito Por Fora do Direito: As Instâncias Extra-Judiciais de Resolução de Conflitos em Luanda, Angola’ (com Júlio Lopes, lmedina, 2012). Tem ainda o seu trabalho publicado em revistas, e relatórios de diversos países, incluindo Moçambique, Espanha, Portugal, Brasil, Senegal, Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha e Colômbia.

A comissão de honra da Bloco 4 Foundation é um lugar dedicado a pesquisadores, activistas e artistas que tem trabalhos de elevado mérito, desenvolvidos dentro das áreas de actuação de nossa instituição.