A Bloco 4 Foundation, representada pela sua Gestora de Projectos — Stélia Mavie — participou, no dia 27 de Setembro, no VIP Hotel, em Maputo, no workshop inserido numa iniciativa de pesquisa do Centro de Direitos Humanos da Universidade de Pretória.
Dirigido por Dércio Tsandzana, o encontro decorreu sob o tema “Guidelines on Access to Information and Elections in Africa” e serviu, como se pode supor pelo tema, para discutir sobre a transparência e efectividade da partilha de informação relacionada a todas as etapas envolvidas nos processos eleitorais em Moçambique.
Depois da apresentação de Tsandzana, houve discussões em grupo, que culminaram com apresentações. Dessas apresentações, concluiu-se que, em Moçambique, a partilha de informação é deficiente, abrangendo apenas o público de interesse e não ao cidadão comum, que também tem o direito de acesso à informação. Em outros casos, ainda, concluiu-se que a informação não chega sequer ao público de interesse, pois as organizações ou instituições criam barreiras, mantendo, assim, informação de interesse nacional como confidencial.
Do encontro participaram observadores e monitores eleitorais, imprensa, Organizações da Sociedade Civil, entre outros.
- Confira algumas imagens asseguir👇🏽: