Depois da edição do concurso Photo Direitos Humanos, que tinha como objectivo denunciar a violação dos direitos humanos em espaços públicos e cuja vencedora foi Luísa Nhantumbo — fotojornalista e consagrada fotógrafa das marchas —, a Bloco 4 Foundation lança, agora, mais uma edição.
Os processos eleitorais passam, em Moçambique, por um momento de descrédito devido aos acontecimentos que estiveram à volta das eleições decorridas no ano passado.
As acusações de se estarem a prejudicar certos partidos ou candidatos em detrimento de outros causaram e continuam a causar uma azáfama generalizada, que leva muitos cidadãos moçambicanos a renunciarem o seu direito e dever de votar.
Prestando atenção a isso, esta edição do Photo Direitos Humanos abre espaço para o envio de ensaios fotográficos que denunciem a violação dos direitos humanos no âmbito das eleições (campanha eleitoral, dia da votação e período pós-votação).
- As imagens serão podem ser enviadas através do Whatsapp ou formulário asseguir:
Termos e condições
- Propósito de submissão
- A submissão das fotografias que denunciam violações de direitos humanos no âmbito das eleições tem como principal objectivo trazer a palco uma discussão com vista a repensar o conceito de Democracia e a sua aplicabilidade no contexto moçambicano.
2. Propriedade das fotografias
- Ao enviar uma fotografia, o denunciante declara possuir os direitos autorais da imagem ou ter permissão explícita para compartilhá-la para os propósitos deste formulário.
3. Veracidade das informações
- O denunciante é responsável por garantir que todas as informações fornecidas, incluindo a descrição da violação e os detalhes relacionados, sejam precisos e verdadeiros.
4. Confidencialidade e Privacidade
- Todas as informações pessoais fornecidas no formulário serão tratadas com estrita confidencialidade e utilizadas apenas para os propósitos de investigação e denúncia de violações de direitos humanos.
5. Uso das fotografias
- As fotografias enviadas serão utilizadas exclusivamente para os propósitos relacionados à denúncia de violações de direitos humanos, incluindo investigação, defesa e consciencialização. Não serão utilizadas para fins comerciais ou promocionais.
6. Premiação
- O concurso não prevê uma premiação pecuniária;
- O vencedor ou a vencedora receberá um certificado de participação e um brinde personalizado sobre violação dos direitos humanos;
- As fotografias serão exibidas numa exposição online no website da Bloco 4 Foundation.
7. Responsabilidade legal
- denunciante é responsável por qualquer violação de direitos autorais, privacidade ou outras leis aplicáveis relacionadas às fotografias enviadas.
8. Reserva de Direitos
- Recusamo-nos o direito de recusar, remover ou não agir sob qualquer submissão que não esteja em conformidade com os termos e condições do concurso ou que seja considerada inadequada, difamatória ou ilegal.
Ao enviar um ensaio fotográfico por meio deste formulário, o denunciante concorda com todos os termos e condições estabelecidos acima.
- As imagens serão podem ser enviadas através do formulário asseguir:
Júri
A seleção dos melhores ensaios fotográficos será feito por um júri internacional composto por três especialistas.
Submissão: Os ensaios deverão ser enviados até 22 de Dezembro de 2024.
Mais Informações: [email protected] ou +258 840100128
Organização: Bloco 4 Foundation – Pesquisa em activismo, cidadania e políticas sociais
Parceiro: National Endowment for Democracy