Hoje, Moçambique acorda com mais uma trágica notícia: Elvino Dias e Paulo Guambe, vozes corajosas que lutavam contra a fraude nas eleições presidenciais, foram silenciados brutalmente. Eles buscavam provar as irregularidades que favoreciam um partido, mas suas vidas foram tiradas em um esforço claro para calar a verdade.
Essas mortes reforçam a importância de continuarmos vigilantes e de denunciarmos os ataques aos direitos humanos e à democracia em nosso país. A Bloco 4 Foundation, comprometida com a defesa desses valores, tem registado as injustiças e os abusos que a nossa sociedade enfrenta. Convidamos todos a revisitar a nossa exposição — cuja autora é a fotojornalista Luísa Nhantumbo — sobre os ataques policiais que ocorreram no ano passado durante as marchas pacíficas em homenagem ao mano Azagaia — um homem que muito fez pela democracia e para despertar os jovens no nosso país.
Link: https://photo.bloco4foundation.org
Além disso, disponibilizamos novamente o nosso e-book Crónicas Eleitorais de Direitos Humanos em Moçambique, que explora em profundidade os desafios enfrentados pela nossa democracia e o impacto sobre os direitos fundamentais dos cidadãos.
Link: https://bloco4foundation.org/cronicas-eleitorais-e-direitos-humanos-em-mocambique-2/
A luta de Elvino e Paulo não pode ser em vão. Vamos continuar a expor a verdade e a lutar pela justiça.