Publicações moçambicanas sobre Hip Hop

Isso inclui publicações acadêmicas sobre Hip Hop em Moçambique e livros substanciais sobre Hip Hop. Contém pesquisas sobre Hip Hop feitas por estudiosos moçambicanos também em outros países. Para adicionar publicações à lista, por favor contacte: [email protected].

Livros

Artigos em volumes editados

Artigos em Revistas

  • Bussotti, Luca & Chingai, Júlio (2020). O Rap de intervenção social em Maputo, Moçambique. Estudos de Sociologia 1 (26).
  • Cossa, Emílio (2019). O diálogo possível entre a poesia combativa de Guebuza e de Azagaia. Kulimar 5 (1): 40 Anos das Independências africanas, desenvolvimento artístico e cultural: do passado ao presente, do presente ao futuro.
  • Cossa, Emílio; Miambo, Elísio (2019). De Xigubo a Cubaliwa. O legado poético de José Craveirinha no Rap de Azagaia. Revista Convergência Crítica 1 (15): Estudos sobre RAP.
  • Cossa, Emílio (2010). Uma abordagem sobre a Afrocentricidade no Hip Hop Moçambicano. Geledes – Instituto da Mulher Negra.
  • Pöysä, Anna & Janne Rantala (2011). Mc Azagaia ja Maputon leipäkapina. Taistelu Mosambikin historiasta. In Heinonen, Yrjö & Rautiainen-Keskustalo, Tarja (eds.), Etnomusikologian vuosikirja 23. Helsinki: Suomen Etnomusikologinen Seura, pp. 7–35.
  • Rantala, Janne (2016). ‘Hidrunisa Samora’: Invocations of a Dead Political Leader in Maputo Rap. Journal of Southern African Studies 42 (6): pp. 1161-1177.
  • Rantala, Janne (2017). Räp, poliittiset esivanhemmat ja heikkojen valta (Rap, political ancestors and power of the weak). Lectio Praecursoria at the University of Eastern Finland, Sept 9, 2017. Elore 24 (2), 2017.
  • Jaqueline Lima (2021). A narrativa africanista na obra Cubaliwa, de Azagaia. Hip-hop Máximo Respeito. UNEB.
  • Sitoe, Tirso (2013). Música RAP e identidades na cidade de Maputo: Buscando pegadas e analisando discursos. Revista de Estudos na Cultura 107 (1), pp. 51-66.
  • Sitoe, Tirso (2018). Para além de uma escolha. Da música de crítica e protesto social às identidades politico-partidarias em Moçambique”. Cadernos de Estudos Africanos 35: pp. 135-148.
  • Reinventar o Discurso e o Palco: O RAP, entre saberes locais e olhares globais. Porto: Porto University’s Faculty of Humanities and Arts.

Teses de Doutorado

Teses de Mestrado

Sitoe, Tirso (2017). ‘Ladrões fora, corruptos fora, assassinos fora’: O Rap de protesto em Moçambique em pós-colonial. Master´s Thesis. Lisbon: Universidade Aberta de Lisboa (Uab).Sitoe, Tirso (2017). ‘Ladrões fora, corruptos fora, assassinos fora’: O Rap de protesto em Moçambique em pós-colonial. Master´s Thesis. Lisbon: Universidade Aberta de Lisboa (Uab).

Teses de Licenciatura

  • Araldi, Jessica (2016). A palavra-viva que corta: O rap de Azagaia em combate a colonialidade em Moçambique. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Chirindza, Deliza (2010). A Exaltação da Memória de Samora Moisés Machel entre Músicos Jovens da Cidade de Maputo. Maputo: Universidade Eduardo Mondlane.
  • Sitoe, Tirso (2012). Comunidades Hip-Hop na Cidade de Maputo. Maputo: Universidade Eduardo Mondlane.