Documentários

Gerações Em Lutas Por Utopias

No contexto das lutas sociais, diferentes configurações de engajamento cívico e de cidadania através de expressões artísticas, tem sido um importantíssimo ponto de entrada para mapear e discutir as desigualdades sociais em circuitos metropolitanos mas também, as possíveis respostas a elas. O documentário “Gerações em lutas por utopias” é resultado de um ciclo de conversas públicas que teve lugar em Maputo, capital moçambicana e nele, explora-se fundamentalmente, como o conhecimento convencional é traduzido em uma dimensão artística, mas também como arte é usada como reflexão científica dentro e fora das incubadoras da academia em uma perspetiva geracional de lutas.

Ficha Técnica

Tempo: 21min e 10 segundos.

Local de filmagens: Maputo, Moçambique.  Ano: 2019. Língua: Português. Legenda: Sem legenda. Tradução: Sem tradução. Diretor: Tirso Sitoe (Antropólogo). Realização: MAC- Creative Lines, Mozambique.

Iniciativa: Bloco 4 Foundation .

Projeto: “Cultura Popular, ativismo e mudanças sociais em Moçambique” parte de uma iniciativa maior denominada “Mapa Africano de Humanidades”. Financiamento: Consortium of Humanities Centers and Institute (CHCI), através de fundos da Mellon Foundation.

Moving with garbage

Ficha Técnica

Tempo: 2min e 22 segundos.

Iniciativa: Bloco 4 Foundation .

Projeto: O documentário capta e provoca reflexões sobre a forma como jovens artistas emergentes das margens urbanas de Maputo, de um imaginário sociocultural em contextos de austeridade e justiça ambiental, combinam diferentes técnicas de reciclagem de resíduos para enfrentar crises ambientais, com base na relação que a sociedade e os políticos autoridades têm, com o lixo e impõem o desafio de compreender as trajetórias de produção e consumo do lixo como eixo de reflexão de uma educação para a CIDADANIA ambiental.