Chamada de Crónicas: Crónicas eleitorais e direitos humanos em Moçambique

Moçambique realizou a 11 de outubro de 2023 as suas VI eleições autárquicas, com intuito de eleger os cabeças de listas dos partidos políticos, que irão governar cada um dos 65 municípios, no período compreendido entre 2024-2028.

A eleição dos novos governos municipais, que obedeceu o sistema de listas, em termos percentuais, mostra que menos de 50% tem o quesito de inclusão da juventude onde os poderes político e económico concentram-se nos idosos.

Os elevados ilícitos ou irregularidades eleitorais, a violência eleitoral entre partidos políticos em tempos de campanha, a militarização do tempo eleitoral por parte dos agentes e representantes do Estado, sob a égide das ordens superiores, o enchimento de urnas, boletins de votos pré-voltados, o impedimento de observadores eleitorais e dos órgãos de comunicação social nas assembleias de votos, detenções arbitrárias, entre outros aspectos, instalaram-se como ponto de entrada para uma onda de protestos sociais sem precedentes, em que as vozes da juventude ecoam, contra não transparência dos órgãos de gestão eleitoral e tribunais tomados como “ladrões de votos” aos cânticos do “trufafá”.

Aqui, os Direitos Humanos têm tomado um lugar central no debate sobre o aprofundamento da captura do Estado, quando vontades particulares e ou colectivas de determinados grupos, vão sendo restringidas. Pretendemos, deste modo, convidar aos artistas de forma geral e cronistas em particular, a apresentarem propostas de no máximo duas crónicas [reflexiva, lírica, humorística e social] cada, sobre “crónicas eleitorais e direitos humanos em Moçambique”.

As crónicas, querendo, podem ser acompanhadas por ilustrações.

Duração da chamada: Até 31 de Março
Email de recepção de chamada: [email protected]
Para mais informação, por favor contacte: +258 840100128

Organização: Bloco 4 Foundations – Pesquisa em activismo, cidadania e políticas sociais
Co-organizadores: Parlamento juvenil de Moçambique e Plataforma digital Txeka
Produção: Rede de Artistas Defensores dos Direitos Humanos
Financiador: National Endowment for Democracy

Regulamento (PDF)

Read More

Recent